Teste de Usabilidade
Áreas envolvidas
Design de Experiência (2 pessoas)
Conteúdo (1 pessoa)
Direção de Arte (2 pessoas)
SEO (1 pessoa)
Atendimento (1 pessoa)
Minha função
UX Researcher
Duração
5 dias

Esse é um estudo com dados sensíveis. Portanto, se quiser mais informações, entre em contato para conversarmos :)
Contexto
Para o cliente com o qual atuo, trabalhamos em um novo canal para explicar informações que estavam em alta a respeito de produtos relacionados ao seu negócio. Com o site desenhado, partimos para a etapa de teste de usabilidade.
Objetivos
Através deste teste de usabilidade, objetivamos:
-
Verificar se a navegação do site é de fácil aprendizagem para os participantes;
-
Verificar se a forma como o site aborda o conteúdo é eficiente para a compreensão dos usuários.
Metodologia
-
Teste moderado
-
Roteiro semi-estruturado
Ferramentas utilizadas
-
Figma
-
Dovetail
-
Google Meet
O teste
Comecei o teste a partir do planejamento. Na ferramenta Dovetail foi feito o registro do plano do teste de usabilidade e o roteiro semi-estruturado. Na ferramenta, foram estipulados os objetivos, métodos, ferramentas que seriam utilizadas, número de participantes, tempo de teste, contexto, tarefas e perguntas que poderiam ajudar a instigar a pessoa participante em relação ao que estávamos testando.
O teste foi realizado de forma moderada, através do Google Meet. As sessões tinham tempo médio estipulado de 30min e foram gravadas a partir do consentimento das pessoas participantes.
Utilizamos um protótipo de alta fidelidade para realizar o teste. Enviamos para as pessoas participantes o link de visualização do protótipo no Figma e, assim, conseguiam passar pelas tarefas solicitadas.
Com a etapa de aplicação do teste finalizada, utilizamos a ferramenta Dovetail para continuarmos com as análises. Para isso, para cada participante, utilizamos uma página e nela anexamos o vídeo da respectiva sessão.
Para registrarmos as sessões textualmente e podermos seguir com as análises, utilizamos a funcionalidade de transcrição disponível na ferramenta. No idioma portugês, ela apresentou algumas dificuldades de transcrever palavras e frases de forma correta. Foi necessário ouvir novamente todas as sessões e ajustar a transcrição para que erros fossem corrigidos, já que algumas palavras eram totalmente diferentes das faladas pelas pessoas participantes.
Apesar da funcionalidade de transcrição não ter otimizado tanto o tempo para essa tarefa, as demais funcionalidades deram agilidade para a pesquisa. Através da funcionalidade de tags, foi possível criar códigos e marcar diretamente nas falas transcritas, as partes que diziam respeito aos códigos com os quais trabalhávamos. Em um curto período de tempo, já possuíamos aprendizados sobre o teste aplicado.
Aprendizados
-
Participantes costumam tirar dúvidas sobre os produtos através de buscas no Google (ou navegador/buscador de sua preferência) e não diretamente no site da empresa. Em razão disso, a LP precisa estar otimizada em relação a SEO para aparecer entre os primeiros resultados de busca.
-
Imparcialidade é uma característica buscada pelas pessoas participantes em relação aos produtos relacionados à empresa. Pode ser importante buscar meios de tornar o discurso e/ou as informações disponibilizadas um pouco mais imparciais.
-
Reavaliar a importância hierárquica de cada bloco da Home. Blocos podem ser reorganizados para que haja maior consistência na hierarquia e na história contada.
Reflexões
Para o teste, talvez não houvesse a necessidade de transcrever por completo as sessões realizadas. Entretanto, com o objetivo de mantermos informações para o futuro, para que os dados levantados continuem úteis - quem sabe, podendo contribuir para novos problemas que possam surgir -, decidimos por começar a formar um repositório para as pesquisas realizadas no projeto, de modo a termos documentado todo o processo. Como citado, a Dovetail foi a ferramenta escolhida para isso. Desse modo, passamos a ter um banco inteligente de pesquisa, que possibilita agilizar as análises e o fluxo de trabalho.


